Em um mundo muito mais conectado, a empresa que não estiver online será esquecida. E vamos combinar: não tem nenhuma boa razão para sua empresa ainda não estar usando a pleno potencial a internet como um recurso para aumentar a visibilidade dos seus produtos ou serviços, melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e os potenciais e, por que não? agilizar seu sistema de gestão financeira do seu negócio. Quer saber como? Então confira as nossas dicas:
1 – Invista em Marketing Digital para uma maior visibilidade
Muitos empreendedores sentem-se apreensivos na hora de conectar seus negócios à rede mundial, e isso é totalmente normal e válido. Afinal, a internet é uma coisa recente, que conta com pouco mais de vinte anos de caminhada. Por outro lado, é necessário que os empresários entendam que não é por serem novos, que a internet – e o marketing digital – são necessariamente bichos de sete cabeças. Ao contrário, o marketing digital é o jeito para alcançar o seu público de uma forma ágil e eficiente, permitindo alavancar suas vendas.
Mas para isso, alguns passos serão essenciais… o primeiro deles é: defina com clareza o perfil do seu público alvo. Como em toda campanha publicitária de qualidade, é necessário falar a língua do seu cliente e saber quais canais – físicos e digitais – em que ele será mais facilmente alcançado por essa publicidade. A partir daí, é permitido pensar a identidade virtual de sua empresa: será que a melhor maneira de estar presente na internet é com página própria? Um blog? Um perfil na rede social? Qual rede social privilegiar? – as respostas devem partir justamente dessa primeira análise do seu público alvo. Investir em serviço de consultoria em marketing digital poderá ser o diferencial para lançar a sua empresa na rede.
2 – Invista na comunicação com os seus clientes para fidelização
A internet está aí para adiantar a comunicação: e a melhor comunicação é a peça fundamental na manutenção de um ótimo relacionamento com o cliente e sua consequente fidelização. Afinal, a internet disponibiliza hoje uma variedade de maneiras de estar em contato com seu cliente 24/7, e de chegar mais facilmente até ele, em casa, no trabalho, etc.
Por isso, considere quais são os melhores canais de comunicação para alcançar seu público específico: por chat? email? whatsapp?
Mantenha sua lista de contatos digitais atualizada; produza e envie os newsletters que tenham não apenas os serviços e os produtos ofertados pela sua empresa, mas também os artigos com atualidades de temas relacionados, que sejam um diferencial e que possam beneficiar o estreitamento dos laços entre o seu consumidor e a sua marca.
3 – Use a nuvem para maior agilidade na gestão
O armazenamento de dados da empresa na nuvem possibilita uma maior mobilidade na gestão e melhor comunicação entre os diversos departamentos da sua empresa. Isso para não mencionar a redução dos custos com hardware e a maior segurança para os seus dados.
4 – Use softwares ERP de gestão online para crescer a produtividade do seu negócio
Um ótimo software de gestão vai possibilitar que o empreendedor use a internet para diminuir o tempo gasto em atividades rotineiras de sua empresa, como a emissão das notas fiscais e boletos, a geração de orçamentos e ordens do serviço, a cotação e a compra de materiais, a gestão de estoque, etc. E os benefícios não param por aí. Muito mais do que só agilizar esse processo, um sistema ERP online vai permitir que o empresário tenha um maior controle sobre todas operações da sua empresa, a partir da consolidação dos resultados e da geração de diversos relatórios financeiros e administrativos.
Com base nessas informações, será possível embasar o planejamento estratégico da sua empresa em dados reais e atualizados, definindo cortes e os investimentos necessários. Por tudo isso, um sistema de gestão online é um investimento de importância relevante para aumentar a produtividade e a lucratividade de sua empresa.
Resumindo: descomplique! A internet foi feita para ajudar, para conectar as pessoas e serviços, agilizar processos e possibilitar maior mobilidade na gestão. Temos certeza que com essas quatro dicas, simples e práticas, seu negócio tem tudo para decolar!