A nova onda da tecnologia facilita a disseminação de informações, ideias e opiniões públicas, permitindo que os consumidores colaborarem para a criação de valor.
O marketing digital surge então pelas necessidades e mudanças no comportamento dos consumidores através do tempo. Com ingresso da internet e das mídias sociais, o mercado teve que repensar na forma de como exercer a missão básica do marketing.
Em consequência disso, podemos apresentar o conceito do marketing digital como um conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas nas plataformas digitais.
Em suma, são ações coerentes e eficazes que irão promover produtos, serviços, relacionamentos e proporcionar o engajamento. Podendo ele assumir vertentes como o marketing de conteúdo, marketing nas mídias sociais, marketing viral, e-mail marketing, publicidade online, pesquisa online e monitoramento.
Atualmente o digital tem sido uma das prioridades no investimento dentro das agências de publicidade e propaganda. Já que é uma forma prática, dinâmica e acessível para empresas de qualquer área, e tem ajudado de forma eficiente (quando bem feita) para promover os negócios, além de fidelizar os consumidores e atrair outros possíveis clientes.
Entretanto, pensar em marketing digital, é pensar em estratégia de conteúdo. Na internet, as empresas precisam se diferenciar. Não é apenas vender seus produtos e serviços. Os consumidores querem que seja oferecido conteúdo, e quanto mais personalizado, melhor. Essas ações personalizadas garantem que a marca fique sempre presente na memória do consumidor, criando um valor.
Vale ressaltar que, outra vantagem dessa ferramenta é a capacidade de conquistar o público-alvo de maneira tão eficaz, que ele além de consumir, divulga e promove sua marca.
Em outras palavras, a criação de conteúdo relevante atrai, envolve e, possivelmente, estimula a ação do cliente. Servindo para solidificar a marca e posicioná-la de acordo com os seus objetivos.
Portanto, ela é uma poderosa ferramenta, mas deve ser utilizada de maneira correta, com objetivos, planejamento, escolha das mídias certas para cada negócio, dependendo do seu público-alvo.
Afinal, cada público tem mais familiaridade e preferência por determinado canal, o que varia conforme a idade, condição social, entre outras variáveis.
Sendo assim, é preciso fazer o estudo antes, para saber filtrar as informações e ter um bom resultado.
Em resumo, é o marketing aplicado no digital, que pode ser feito em plataformas como o facebook, twitter, snapchat, instragram entre outros.
Que eventualmente tanto as grandes empresas, quanto as pequenas podem se beneficiar. Mas o que precisa ficar claro é que sem estudo e planejando essas estratégia não dará grandes resultados.