Não precisa ser um “expert” ou alguém muito estudado, para entender que a forma de fazer negócios mudou e muito, ao longo dos anos, graças ao advento da internet. O primeiro e um dos principais “Ps” do Marketing Tradicional (praça) e do marketing digital (pesquisa) nunca estiveram tão ligados como nos últimos anos.

A praça refere-se a localização do seu negócio, o quão fácil ele é encontrável pelo seu potencial cliente, enquanto a pesquisa, é tudo aquilo que antecede na jornada/processo de compra de seu Lead.

Falaremos neste post, sobre como construir um exército de “vendedores digitais” para trabalhar 24 horas por dia, gerando clientes qualificados para o seu negócio no ramo imobiliário, utilizando recursos do marketing digital.

Há uma frase que diz: “se o seu cliente procura pelo nome do seu negócio na internet, por exemplo; Imobiliária Summer e não o encontra, então seu negócio está praticamente morto na internet”.  Se nem pelo nome, o cliente consegue te encontrar, imagina pelas palavras-chaves do seu negócio; é isso mesmo, tem empresa que nem pelo nome é facilmente encontrável na internet e indexar seu negócio nos motores de busca (Google, Yahoo e Bing), é praticamente desafiador, leva tempo e um investimento em geração de conteúdo, SEO (otimização do site para os motores de busca) e tráfego patrocinado.

Para ter um volume de vendas bom nos dias de hoje, é muito importante que seu negócio seja facilmente encontrado na internet ou melhor dizendo, “muito bem posicionado”. Você só vende, se é lembrando, encontrável.

Sua página, blog, site, landingpage (página de captura de leads), deve aparecer com facilidade nos mecanismos de busca, principalmente na primeira página do Google com as palavras mais importantes do seu negócio.

O primeiro passo para quem atua no ramo imobiliário por exemplo, é captar e cadastrar o imóvel. Sem imóvel na carteira, o corretor fica sem uma peça fundamental para dar procedimento em seu negócio. Antes de captar um cliente, é indispensável que você tenha algo para vender ao seu cliente, e nesse caso, o imóvel.

Já falamos aqui, que o primeiro passo da jornada de compra do consumidor, é a pesquisa!

Na maioria das vezes, o consumidor inicia o processo de compra, através de mecanismos de busca na internet. Antigamente, quando alguém queria comprar um imóvel, perguntava para familiares e amigos,  sobre alguns imóveis que estavam à venda em sua região. Hoje, com apenas alguns cliques, é possível encontrar uma infinidade de anúncios de imóveis na internet, e a partir dali, começar sua jornada de aquisição.

Para você ter uma ideia do que realmente representa essa primeira etapa da jornada do consumidor de imóveis, cerca de 60% da decisão dele, já está tomada, graças a pesquisa realizada nos buscadores da internet. Bem diferente dos tempos antigos, onde não existia internet, e cabia ao corretor, conduzir o cliente em praticamente todas as etapas da venda.

Nessa etapa, é importante falarmos aqui, o consumidor analisa opiniões de terceiros, de pessoas que já residem naquele imóvel, bem como, a idoneidade da corretora, a satisfação de compra de outros clientes, e outros fatores que podem influenciar na hora da decisão.

Por isso, não basta ter uma fanpage ou um site com lindas imagens do empreendimento, ou um vídeo com conteúdo de valor no youtube, se o seu negócio não é facilmente encontrável na internet. Investir de campanhas de tráfego ou SEO, é de suma importância, para que todas essas engrenagens funcionem de forma conjunta, e assim atingir os resultados que busca usando o internet marketing.

O Marketing Digital é uma ciência totalmente nova, principalmente no mercado imobiliário, além de exigir um certo nível de conhecimento para usar da melhor maneira as ferramentas,  o marketing digital requer investimento em tráfego, criação e indexação de conteúdo nos mecanismos de busca como: Google, Facebook, Yahoo, Instagram e afins.

Essa nova e importante ciência chamada marketing digital, é uma série de engrenagens interligadas que funcionam de forma interindependente, onde você terá que atrair clientes com campanhas de tráfego patrocinado no facebook, Google ou Youtube, gerar conteúdo de valor no site/blog afim de cativar seu potencial cliente, levá-lo para uma página de captura de dados (para solicitar seu e-mail, telefone, endereço) e encaixá-lo em um fluxo (automação de marketing) de envio de e-mails e conteúdo relacionado ao produto/imóvel. Tudo isso até fechar a venda!

Agora, imagine você ter que pensar nisso tudo na hora de montar seu próprio site, ou quem sabe, montar sua própria campanha de marketing digital no mercado imobiliário, para captar leads qualificadas e gerar vendas, já imaginou? além de tomar muito do seu precioso tempo, as chances de fazer tudo isso funcionar de forma efetiva e automatizada, são pequenas, pois exigirá de você além de tempo, muito conhecimento na área.

O exemplo acima, é uma forma de ilustrar o quão complexo pode ser isso tudo, principalmente para quem ainda não está familiarizado com esse universo. Bom, você talvez esteja pensando, será que tem alguma plataforma que já automatiza tudo isso, em que possa apenas gerenciar as leads?

Já que você se familiarizou com a essa nova jornada de compra do consumidor, e já sabe o quão importante é ter presença e influência digital, chegou a hora de aprender a usar a poderosa arma de internet marketing para geração de leads, que vai facilitar sua vida e gerar mais vendas para o seu negócio.

Quando fala em funil de conteúdo e vendas, a  atuação na parte de atração e nutrição de leads, etapas essas, que demandam esforço e tempo, é como garimpar ouro. Veja a imagem abaixo:

O cadastro do imóvel, é um passo importante no processo da venda ou melhor dizendo, é aqui que vamos facilitar ainda mais a jornada de compra do consumidor, pois quanto mais rica a descrição do imóvel a ser cadastrado, melhor será seu posicionamento nos sites de buscas, assim mais facilmente será encontrável pelo cliente final.

Vale lembrar, que na internet existem diversas ferramentas, sites e portais que possibilitam o cadastro do imóvel, e o que deve levar em grande consideração, é o poder de atração de tráfego (leads qualificadas) que cada um desses sites tem, pois o que você mais quer na hora de cadastrar e vender seu imóvel, é encontrar um potencial cliente para ele.

Faça uma pesquisa quanto à relevância de conteúdo de cada site, veja por exemplo, se eles são facilmente encontráveis para as principais palavras-chaves do universo em que atuam, por exemplo: procure no Google a palavra-chave “Como Prospectar clientes no mercado imobiliário” e veja o que aparece na busca.

O primeiro passo da jornada do consumidor digital, é a pesquisa. Mesmo que a compra do produto não aconteça na internet, como é o caso de um imóvel, mesmo assim ela inicia na internet, pois o cliente fará pesquisas relacionadas ao tipo de imóvel que ele tem interesse, que atenda suas necessidades, além de procurar opinião de terceiros a respeito do imóvel e outras questões que envolvem esse processo de decisão de compra.

Essas objeções fazem parte da jornada do consumidor digital, tendem a ser sanadas pelo menos boa parte delas, durante a pesquisa. Por isso, quanto melhor a descrição do imóvel,  e encontrável ele for, mais chances de venda você terá.

Esse tipo de pesquisa, será indispensável para você medir e se o site ou portal, onde será cadastrado o seu imóvel, está bem posicionado e dessa forma, as chances de converter em venda se tornam maiores. Se preferir, tendo um bom conhecimento e capital, para criação de landing-pages, sites em formato HTML ou WordPress, você poderá ter sua própria plataforma de conteúdo e geração de leads.

Outra dica, é investir no gerenciamento e criação de campanhas em facebook Ads ou Google Ads, aprender como comprar tráfego qualificado para o seu negócio, o que de  certa forma, será um grande diferencial para você ter bons resultados nas vendas.

Caso não seja o seu caso, tanto por não ter conhecimento nessa área, quanto por não ter muito capital para isso, a dica é iniciar nesse mar de leads em plataformas estruturadas, com planos de teste, start ou gerenciados, que possibilitam ao usuário a criação de landing-pages, impulsionamento e automação de marketing.