A economia não avançou tanto quanto o Governo esperava este ano e 2014 se aproxima carregado de incertezas. No mercado de trabalho, entretanto, algumas áreas despontam com oportunidades de crescimento, parte delas diretamente atreladas à tecnologia. Reproduzimos abaixo 8 das 40 profissões mais promissoras para o ano que vem na opinião de recrutadores de 14 consultorias ouvidas pela Exame.com.

1 – Analista e gerente de TI
Responsáveis pela implantação, acompanhamento e gestão de ferramentas e sistemas eletrônicos em todas as áreas de uma empresa. Formação na área de TI, engenharia ou áreas correlatas.

2 – Gerente e coordenador comercial de tecnologia
Cuida do mercado de aplicativos móveis, que está em franca expansão, identificando parceiros e patrocinadores e zelando pela qualidade da marca. Formação com perfil comercial, além de conhecimento técnico.

3 – Cientista de dados
O profissional do futuro, segundo a IBM. Interpreta o emaranhado de informações que chegam pelos sistemas de computadores e os coloca em contextos em linha com a estratégia da empresa. Formação em estatística com domínio das ferramentas de análise de dados.

4 – Analista de infra-estrutura de computação em nuvem
Define os melhores hardwares e softwares para a execução do trabalho de forma funcional. Formação em cursos ligados à área de tecnologia, sem especificações.

5 – Analista/Consultor Funcional SAP (diversos módulos)
Analisa sistemas e processos de negócios, customização e parametrização na gestão corporativa. Há escassez de profissionais especializados, segundo a pesquisa. Formação em áreas de tecnologia e intimidade com projetos do sistema SAP.

6 – Arquiteto de TI
Desenha e escolhe os padrões de arquitetura de sistemas, integração, organização e estruturação de processos e subsistemas. Além da formação em cursos na área de tecnologia, é desejável ter experiência em arquitetura corporativa.

7 – Profissional de TI especializado em e-commerce
O comércio eletrônico brasileiro deve crescer até 30% ante 2012 e registrar faturamento de R$ 30 bilhões. Para suportar a demanda, o setor precisa de profissionais capazes de desenvolver plataformas que suportem o grande volume de compras online. A formação abrange os cursos de TI e áreas relacionadas.

8 – Especialista de marketing com ênfase em redes sociais
Administra a marca na internet e cuida de sua imagem por meio de campanhas de marketing e outras formas de interação com os consumidores. A formação compreende cursos de comunicação – jornalismo e propaganda – e administração e marketing.